Esqueça os
manuais de etiqueta. A receita para evitar as grosserias que envenenam o dia a
dia e que, no longo prazo,
atrapalham nossa vida.
"Boas maneiras são mais importantes do que leis",
dizia o escritor irlandês Edmund
Burke (1729-1797). Outro pensador, o inglês Thomas Hobbes (1588-1679), escreveu
em sua obra mais famosa, Leviatã: "A importância das boas maneiras
não esta no jeito de saudar o outro ou limpar os dentes, mas no fato d
possibilitar que os homens vivam juntos e em paz". Eles não exageravam - e
a época atual, de certa forma, dá razão a ambos. só nos Estados Unidos, é possível encontrar mais de 150 livros de etiqueta numa livraria comum. No Brasil,
60.
Esses livros
atendem a uma necessidade social concreta - facilitar a convivência - presente
hoje tanto quanto no tempo de Burke ou
Hobbes. Eles também atacam um problema que tem um efeito desgraçadamente
cumulativo. Uma grosseria em casa ou no trabalho estraga o dia e pode te consequências maiores de que um simples desassossego. Monte delas resultam, no
longo prazo, em brigas familiares, divórcios crises, demissões. A falta de
boas maneiras, além de contratempos, pode diminuir dramaticamente nossas chances
de sucesso e felicidade.
Internet
Celular
na mesa
Seja discreto sobre sua vida social
Se você precisar
atender uma ligação ou responder uma mensagem quando estiver acompanhado, peça
licença. Verificar as redes sociais entre uma garfada e outra, nem pensar.
Não
é assim que se escreve
Você troca
mensagens de texto por celular com um amigo e ele comete um erro gramatical. no
lugar de corrigi-lo, use a resposta para escrever a palavra de forma correta.
Sem
papo
Ao encontrar
alguém com o ícone de on-line no facebook, orkut, msn, não conclua que esta disponível. Pergunte se a pessoa pode conversar.
Não
deixe a mensagem sem resposta
Quando alguém lhe pede uma informação, por
e-mail ou por redes sociais, não deixe esperando, diga que está procurando a
resposta e que responderá depois.
Pergunte
antes
Não publique fotos em que seus amigos aparecem em roupas de banho, posições constrangedoras
ou com um namorado antigo em redes sociais. Pergunte antes.
O
reclamão dos reclamões
Se é chato ler
reclamações sobre o tempo no facebook, imagine acompanhar reclamações sobre
quem reclama do tempo.
Família
Dê
o exemplo
Saber como
encinar boas maneiras às crianças é tão importante quanto o que ensinar. O exemplo
é a melhor forma. Fazer uma cena com a criança num restaurante porque ele fez
uma cena é contraditório. Gentileza é contagiosa mesmo com os pequenos.
Quarentena
Você e seu
companheiro abaram de se separar e você já tem um namordo novo. Evite lugares
que frequentava com o parceiro anterior, especialmente casa de amigos próximo
aos dois. Superar o fim da relação fica mais difícil ao saber que o outro anda acompanhado, frequentando os
mesmos lugares onde iam quando estavam juntos.
Fale
do futuro
A poeta educadora americana Nikki Guiovanni, que perdeu a mãe e uma irmã de câncer,
disse a Henry Alford que o comentário que ela mais gostava de ouvir quando estava
doente eram os que pressupunham longevidade, como perguntar se já reservaram os
ingressos para próxima temporada de dança. O futuro é reconfortante.
Amigos
O problema
do “sem problema”
Quando alguém diz que não pode ir a sua festa, devolver um “tudo bem” ou “sem problema” pode
deixar a pessoa se questionando: como assim tudo bem? Eu não fiz falta alguma?.
O correto seria
“ você faz falta mas eu entendo”.
Outra
forma de agradecimento
Se alguém lhe dá um vale presente, é gentil
fotografar o presente que você adquiriu, ou comentar como o presente está sendo útil.
Convidados
variados
É saudável convidar pessoas de círculos sociais
diferentes para uma comemoração. Isso evita as panelinhas.
Sozinha
eu não vou
Alguém que sabe
que você tem um parceiro convida só você para jantar. pedir para incluir a
outra pessoa é grosseiro. Diga que adoraria ir mas que você e seu par já têm
planos para a noite. Se o anfitrião quiser mesmo sua presença ele estenderá o
convite para ambos.
Gastrochatos
Se você foi
convidado e é um chato para comer, não transfira o problema para o anfitrião. A
não ser em caso de alergia alimentar ou restrinsão religiosa, não é
responsabilidade do anfitrião quebrar a cabeça para fazer seu gosto. Na dúvida,
coma algo antes de sair.
Seja discreto sobre sua vida social
Não comente
sobre festas e reuniões na frente de outras pessoas que não foram convidadas. Condo
o anfitrião faz o convite, não é rude
informar ao convidado que algum amigo em comum não foi incluído Por outro
lado, é gentil avisar quando outros
amigos foram convidados, se for o caso.
Sociedade
Você
primeiro
É um ato
corriqueiro que faz diferença (para o bem): dê passagem às pessoas. Elas costumam
sorrir de volta.
Esquecer
é humano
Ao ser abordado
por alguém que parece conhecê-lo, mas de quem você não se lembra, seja franco. Fingir
que se lembra causa mais constrangimento do que dizer, em tom bem-humorado, que
sua memória está falhando ultimamente.
Ninguém
sabe tudo
Não finja que
você sabe do que a outra pessoa está falando. Quando ouvir a pergunta “você
sabe, não é?” diante de algo que desconhece, apenas diga: “não sei. Você poderia
me ajudar a entender?”. É provável que você conquiste a simpatia do
interlocutor.
Trabalho
Conversas
pessoais
Quem passa a
maior parte do dia trabalhando precisa resolver questões pessoais no
escritório. Quando fizer uma ligação pessoal, fale num tom baixo. Se possível,
saia da mesa.
Roupa
inadequada
No ambiente de
trabalho, roupas justas ou decotadas demais podem constranger os colegas. Para sua
imagem, o risco é perder a credibilidade e não ser reconhecida por seu
trabalho.
Redes
sociais e trabalho
É ideal que você mantenha seus contatos
proficionais no Linkedln. Se não puder,
crie grupos no facebook e use outros filtros de privacidade. Mesmo tomando
estes cuidados, não pense que a rede pode virar um repositório de bobagens e
reclamações do chefe.
Festa
da empresa
A festa de final
de ano sempre rende boas histórias e muitas gafes. Não se esqueça de que, mesmo
fora de ambiente de trabalho, o evento faz parte da vida na empresa. Manter a
postura profissional e não beber de mais evita constrangimentos e ressacas que
podem durar o ano todo.
Tiques
e barulhos
Em locais públicos
ou no trabalho, cuide para que o volume da música que você ouve no fone não
esteja alto a ponto de incomodar quem está em volta, prejudicar sua audição. Cuidado
com outros barulhos incômodos, como batucar na mesa, limpar a garganta ou então
assoar o nariz.
“Desta
vez passa”
Se você for
chefe, não use a expressão “desta vez passa”. Denota arrogância e pode tirar a sua autoridade. Em vez de
ameaçar, aconselhe ou tome providencias.
Brincadeiras inconvenientes
Alguns ambientes
de trabalhos comportam brincadeiras,
outros não. Se você fizer parte do primeiro caso, cuide para que suas piadas não incomodem os colegas.
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