Paginas do Blog

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Pele Limpa


Pele Limpa 








Higienizar o rosto é tão rotineiro que, na maioria das vezes, não nos damos conta de como é importante. Um produto mal indicado ou um hábito errado podem prejudicar a aparência. Tire suas dúvidas mais frequentes sobre o assunto.



Minha pele é oleosa e meus poros muito abertos. Parece que quanto mais eu lavo o rosto, pior fica. Como posso resolver este problema?
Lavar de mais o rosto não é uma boa solução para combater a oleosidade. Essa atitude provoca o efeito oposto.
“ O sabonete remove excessivamente o sebo, a pele atende que está ressecada e acaba produzindo ainda mais oleosidade para compensar “, explica o  dermatologista Davi Abrantes de Lacerda, da Universidade de São Paulo. A higienização deve ser feita uma ou duas vezes por dia, com formula adstringentes específicas para o seu tipo de pele, de preferencia na forma de gel ou loção, e, se possível, com água fria, que combate a oleosidade temporariamente e ajuda contrair os poros. Nas embalagens dos sabonetes, procure por ingredientes como o enxofre e os ácidos. “ Após a lavagem, lance mão de cosméticos que controlem a atividade das glândulas sebáceas  como os que tem ácidos salicílicos”, diz a dermatologista Catarina Capela de São Paulo.



Tenho rosácea e qualquer produto que aplico deixa a minha pele muito vermelha. Como posso fazer a limpeza sem agredi-la?
No Brasil, ainda há poucas opções de cosméticos específicos para tratar o distúrbio  A rosácea é um problema inflamatório, crônico e deixa a pele mais sensível, avermelhada, com vasinhos aparentes, poros dilatados e, em casos mais graves, bolinhas com pus. Por isso, o cuidado na hora de escolher os produtos para higienizar o rosto deve ser redobrado. “ Prefira as fórmulas específicas para pele sensível e sem fragrância e os cosméticos neutros, sem substâncias muito agressivas, como ácido, por exemplo”, converse com seu médico sobre as opções de tratamento que amenizam a rosácea, pois ele pode receitar fórmulas manipuladas, como sabonetes e loções a base de sulfacetamida sódica, substâncias que ajudam a controlar as crises.





Muitos dermatologistas dizem que a limpeza de pele deve ser feita todo mês. Isso é realmente necessário?
Depende do seu tipo de pele. Quem sofre com a oleosidade, cravos ou acnes precisa, sim, agendar uma sessão de cada trinta dias. “Se o quadro for grave, é possível que seja necessário uma frequência ainda maior”, “já a pele normal e a seca não exigem limpeza profissional frequente, mas apenas acada três e seis meses  respectivamente”, diz Davi Lacerda. Nestes casos, o procedimento é bem-vindo quando houver nessecidade de aumentar o brilho e a vitalidade do rosto, já que ele retira as impurezas e células mortas mais profundamente do que a limpeza diária, feita em casa. É interessante também ter sempre um bom esfoliante facial. Assim, sempre sempre que sentir nessecidade de dar uma renovada na pele, é só aplicá-lo.






Usar esfoliante mais de duas vezes na semana é prejudicial para a saúde do rosto?
Mais uma vez a resposta dependente do tipo de pele. As mulheres que sofrem com o ressecamento devem ter mais cuidado com esse tipo de produto, para não piorar o problema. Neste caso, o ideal é utilizá-lo semanalmente ou a cada 15 dias, para dar uma clareada no rosto. Mas se o tecido estiver muito ressecado ou tiver propensão eczema (inflamação que deixa a pele avermelhada e descamando), o ideal é evitar qualquer tipo de abrasão para não irritar. Nos outros tipos de pele, o produto pode se aplicado de duas a três vezes por semana. Na hora da compra, é bom ter em mente que há diferentes tipos de esfoliante. Aqueles com partículas menores são menos agressivos e esse, sim, podem ser aplicados diariamente ou em dias alternados. Os mais abrasivos podem fazer parte da sua rotina de beleza, ni máximo, duas vezes por semana. Orientação: espalhe o produto com movimentos circulares delicados. A sensação não deve se desconforto.









Qual a diferença entre os sabonetes indicados para o rosto e usados para lavar o corpo?
Os produtos formulados para a face têm um textura mais delicada, fragrância agradável, são menos agressivos e contêm substâncias adicionais, que hidratam ou controlam a oleosidade, por exemplo. No entanto, não há grandes diferenças. “Mesmo sendo mais suaves, ainda são vendidos muitos sabonetes prontos para lavar o rosto que tem pH alcalino (o da pele é ácido) e substâncias agressivas que retiram o sebo de maneira intensa, mesmo que contenham ativos hidratantes”, afirma a dermatologista Catarina Capela. Segundo a especialista, o que faz diferença , mesmo, para a pele, é usar fórmulas manipuladas receitadas por um dermatologista. Essas têm ativos pensados exclusivamente para você e para suas necessidades.




É verdade que os sabonetes em barra são mais agressivos para a pele do que as versões líquidas?
Para deixar o sabonete duro, na forma de barra, são necessárias substâncias que podem não ser muito gentis com a pele, principalmente as secas. “Eles costumam remover  a gordura de maneira mais efetiva e, por isso, são mais indicados para quem tem acne, pois, aí sim, esse efeito é bem-vindo”, é verdade que existem barras com fórmulas mais modernas e suaves. Mesmo assim, quem sofre com o ressecamento ou a sensibilidade deve preferir as versões líquidas ou conversar  com o dermatologista para saber especificamente qual é o melhor produto.




Devemos usar demaquilante antes ou depois de lavar o rosto?
Não há uma regra. A resposta varia de acordo com a escolha dos produtos e a preferência pessoal. “Costumo indicar aos meus pacientes que apliquem primeiro o demaquilante, pois remove o grosso da maquiagem e a lavagem dá um fim em qualquer resíduo”, diz Nuno Osório. A dermatologista prefere ao contrário: “eu lavo o rosto antes, porque consigo retirar grande parte da base e afins, e completo a higiene com um produto específico, de preferência aqueles já já venham em pads e que não tenham substâncias oleosas”, se o demaquilante for bifásico, é melhor aplica-lo antes de lavar, para não ficar nenhum resíduo de óleo, que pode provocar acne. Quem não usa muita maquiagem, pode investira penas em um demaquilante, sem necessidade de enxaguar.







A limpeza feita com esponja facial é mais eficaz que a realizada apenas com as mãos?
Uma limpeza eficaz não nessecita de esponja.
“Ela até pode ser usada para realizar  uma esfoliação superficial da pele, mas muitas vezes as pessoas acabam exagerando na fricção ou na frequência e irritando o tecido, além disso, ela retém água e restos de células no seu interior, o que contribui para a proliferação de fungos e bactérias”. Por isso, a esponja precisa ser muito bem lavada, seca depois de cada uso e trocada a cada mês.




O tônico facial é imprescindível? Ele deve ser aplicado de manhã e à noite?
 “Não, eles não são imprescindível, principalmente depois de uma boa limpeza feita com o demaquilante e o sabonete certos”, afirma o dermatologista, “eles eram úteis para facilitar a remoção de maquiagens mais pesadas, que hoje são menos utilizadas”. Esse tipo de cosmético pode ser usado para proporcionar uma sensação refrescante, antes da aplicação do hidratante ou anti-idade. Os tônicos que podem ser aplicados diariamente de manhã e à noite, também são indicados quando houver a nessecidade de algum tipo de tratamento. Eles ficam mais tempo em contato com o tecido do que os sabonetes e, por isso, agem de forma mais intensa, terminando de limpar os poros, hidratando, secando espinhas ou clareando a pele, dependendo do objetivo e dos seus ativos.



As máscaras faciais realmente proporcionam uma limpeza mais profunda?
Sim. A sua ação é mais intensa por causa do tempo que elas ficam em contato com o tecido, que favorece a absorção e atuação dos seus princípios ativos  Elas não são imprescindíveis para uma boa higiene, mas quem usa costuma notar bastante diferença. Atualmente, existem máscaras variadas e com as mais diferentes ações: para reduzir poros, hidratar, anti-idade, clareadora, que controla a oleosidade. É importante escolher uma que atenda as usas nessecidades. Acomodá-lamna geladeira é uma boa maneira de conservá-la por mais tempo e turbinar a ação drenante e calmante que ela exercem sobre a pele.





Fontes Marie Claire, escrita por Thaís Szego







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal! Deixe seu comentário ou uma ideia para melhoras do blog, ficarei feliz e grata e responderei assim que puder, bjs!
Obrigada!