Paginas do Blog

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Pele Limpa


Pele Limpa 








Higienizar o rosto é tão rotineiro que, na maioria das vezes, não nos damos conta de como é importante. Um produto mal indicado ou um hábito errado podem prejudicar a aparência. Tire suas dúvidas mais frequentes sobre o assunto.



Minha pele é oleosa e meus poros muito abertos. Parece que quanto mais eu lavo o rosto, pior fica. Como posso resolver este problema?
Lavar de mais o rosto não é uma boa solução para combater a oleosidade. Essa atitude provoca o efeito oposto.
“ O sabonete remove excessivamente o sebo, a pele atende que está ressecada e acaba produzindo ainda mais oleosidade para compensar “, explica o  dermatologista Davi Abrantes de Lacerda, da Universidade de São Paulo. A higienização deve ser feita uma ou duas vezes por dia, com formula adstringentes específicas para o seu tipo de pele, de preferencia na forma de gel ou loção, e, se possível, com água fria, que combate a oleosidade temporariamente e ajuda contrair os poros. Nas embalagens dos sabonetes, procure por ingredientes como o enxofre e os ácidos. “ Após a lavagem, lance mão de cosméticos que controlem a atividade das glândulas sebáceas  como os que tem ácidos salicílicos”, diz a dermatologista Catarina Capela de São Paulo.



Tenho rosácea e qualquer produto que aplico deixa a minha pele muito vermelha. Como posso fazer a limpeza sem agredi-la?
No Brasil, ainda há poucas opções de cosméticos específicos para tratar o distúrbio  A rosácea é um problema inflamatório, crônico e deixa a pele mais sensível, avermelhada, com vasinhos aparentes, poros dilatados e, em casos mais graves, bolinhas com pus. Por isso, o cuidado na hora de escolher os produtos para higienizar o rosto deve ser redobrado. “ Prefira as fórmulas específicas para pele sensível e sem fragrância e os cosméticos neutros, sem substâncias muito agressivas, como ácido, por exemplo”, converse com seu médico sobre as opções de tratamento que amenizam a rosácea, pois ele pode receitar fórmulas manipuladas, como sabonetes e loções a base de sulfacetamida sódica, substâncias que ajudam a controlar as crises.





Muitos dermatologistas dizem que a limpeza de pele deve ser feita todo mês. Isso é realmente necessário?
Depende do seu tipo de pele. Quem sofre com a oleosidade, cravos ou acnes precisa, sim, agendar uma sessão de cada trinta dias. “Se o quadro for grave, é possível que seja necessário uma frequência ainda maior”, “já a pele normal e a seca não exigem limpeza profissional frequente, mas apenas acada três e seis meses  respectivamente”, diz Davi Lacerda. Nestes casos, o procedimento é bem-vindo quando houver nessecidade de aumentar o brilho e a vitalidade do rosto, já que ele retira as impurezas e células mortas mais profundamente do que a limpeza diária, feita em casa. É interessante também ter sempre um bom esfoliante facial. Assim, sempre sempre que sentir nessecidade de dar uma renovada na pele, é só aplicá-lo.






Usar esfoliante mais de duas vezes na semana é prejudicial para a saúde do rosto?
Mais uma vez a resposta dependente do tipo de pele. As mulheres que sofrem com o ressecamento devem ter mais cuidado com esse tipo de produto, para não piorar o problema. Neste caso, o ideal é utilizá-lo semanalmente ou a cada 15 dias, para dar uma clareada no rosto. Mas se o tecido estiver muito ressecado ou tiver propensão eczema (inflamação que deixa a pele avermelhada e descamando), o ideal é evitar qualquer tipo de abrasão para não irritar. Nos outros tipos de pele, o produto pode se aplicado de duas a três vezes por semana. Na hora da compra, é bom ter em mente que há diferentes tipos de esfoliante. Aqueles com partículas menores são menos agressivos e esse, sim, podem ser aplicados diariamente ou em dias alternados. Os mais abrasivos podem fazer parte da sua rotina de beleza, ni máximo, duas vezes por semana. Orientação: espalhe o produto com movimentos circulares delicados. A sensação não deve se desconforto.









Qual a diferença entre os sabonetes indicados para o rosto e usados para lavar o corpo?
Os produtos formulados para a face têm um textura mais delicada, fragrância agradável, são menos agressivos e contêm substâncias adicionais, que hidratam ou controlam a oleosidade, por exemplo. No entanto, não há grandes diferenças. “Mesmo sendo mais suaves, ainda são vendidos muitos sabonetes prontos para lavar o rosto que tem pH alcalino (o da pele é ácido) e substâncias agressivas que retiram o sebo de maneira intensa, mesmo que contenham ativos hidratantes”, afirma a dermatologista Catarina Capela. Segundo a especialista, o que faz diferença , mesmo, para a pele, é usar fórmulas manipuladas receitadas por um dermatologista. Essas têm ativos pensados exclusivamente para você e para suas necessidades.




É verdade que os sabonetes em barra são mais agressivos para a pele do que as versões líquidas?
Para deixar o sabonete duro, na forma de barra, são necessárias substâncias que podem não ser muito gentis com a pele, principalmente as secas. “Eles costumam remover  a gordura de maneira mais efetiva e, por isso, são mais indicados para quem tem acne, pois, aí sim, esse efeito é bem-vindo”, é verdade que existem barras com fórmulas mais modernas e suaves. Mesmo assim, quem sofre com o ressecamento ou a sensibilidade deve preferir as versões líquidas ou conversar  com o dermatologista para saber especificamente qual é o melhor produto.




Devemos usar demaquilante antes ou depois de lavar o rosto?
Não há uma regra. A resposta varia de acordo com a escolha dos produtos e a preferência pessoal. “Costumo indicar aos meus pacientes que apliquem primeiro o demaquilante, pois remove o grosso da maquiagem e a lavagem dá um fim em qualquer resíduo”, diz Nuno Osório. A dermatologista prefere ao contrário: “eu lavo o rosto antes, porque consigo retirar grande parte da base e afins, e completo a higiene com um produto específico, de preferência aqueles já já venham em pads e que não tenham substâncias oleosas”, se o demaquilante for bifásico, é melhor aplica-lo antes de lavar, para não ficar nenhum resíduo de óleo, que pode provocar acne. Quem não usa muita maquiagem, pode investira penas em um demaquilante, sem necessidade de enxaguar.







A limpeza feita com esponja facial é mais eficaz que a realizada apenas com as mãos?
Uma limpeza eficaz não nessecita de esponja.
“Ela até pode ser usada para realizar  uma esfoliação superficial da pele, mas muitas vezes as pessoas acabam exagerando na fricção ou na frequência e irritando o tecido, além disso, ela retém água e restos de células no seu interior, o que contribui para a proliferação de fungos e bactérias”. Por isso, a esponja precisa ser muito bem lavada, seca depois de cada uso e trocada a cada mês.




O tônico facial é imprescindível? Ele deve ser aplicado de manhã e à noite?
 “Não, eles não são imprescindível, principalmente depois de uma boa limpeza feita com o demaquilante e o sabonete certos”, afirma o dermatologista, “eles eram úteis para facilitar a remoção de maquiagens mais pesadas, que hoje são menos utilizadas”. Esse tipo de cosmético pode ser usado para proporcionar uma sensação refrescante, antes da aplicação do hidratante ou anti-idade. Os tônicos que podem ser aplicados diariamente de manhã e à noite, também são indicados quando houver a nessecidade de algum tipo de tratamento. Eles ficam mais tempo em contato com o tecido do que os sabonetes e, por isso, agem de forma mais intensa, terminando de limpar os poros, hidratando, secando espinhas ou clareando a pele, dependendo do objetivo e dos seus ativos.



As máscaras faciais realmente proporcionam uma limpeza mais profunda?
Sim. A sua ação é mais intensa por causa do tempo que elas ficam em contato com o tecido, que favorece a absorção e atuação dos seus princípios ativos  Elas não são imprescindíveis para uma boa higiene, mas quem usa costuma notar bastante diferença. Atualmente, existem máscaras variadas e com as mais diferentes ações: para reduzir poros, hidratar, anti-idade, clareadora, que controla a oleosidade. É importante escolher uma que atenda as usas nessecidades. Acomodá-lamna geladeira é uma boa maneira de conservá-la por mais tempo e turbinar a ação drenante e calmante que ela exercem sobre a pele.





Fontes Marie Claire, escrita por Thaís Szego







DICAS deixe seus pés macios e relaxados




Limpar
Coloque os pés de molho em uma bacia com água morna por alguns minutos. Depois seque o excesso de água.
Para remover a pele morta dos pés use a lixa de pedra pomes. Após fazer isso, umedeça os pés novamente e aplique um esfoliante, só um pouquinho para não ficar muito escorregadia, se não você não consegue esfoliar com eficiência. Esfregue nos pés até começar a sair as pelinhas e o pé começar a ficar sequinho. Depois enxague bem e seque.



Relaxamento
Coloque uma bacia água morna, um pouco de sal grosso e alguma essência que você goste para perfumar a água. A água deve estar na altura do seu tornozelo. Se gostar, você pode acrescentar alguns cravos e canela em paus. Jogue também algumas bolinhas de gude dentro da bacia. Coloque os pés e fique esfregando ele nas bolinhas de gude do fundo para massagear e no sal grosso para finalizar a esfoliação. Ai é só relaxar e curtir até a água começar a esfriar. Então retire os pés de seque-os muito bem.



Escalda pés, tira dor e inchaço  
Coloque os pés de molho em uma bacia com água quente até uma temperatura que possa suportar e coloque duas mãos cheias de sal grosso e três colheres de vinagre. Deixe os pés de molho até a água ficar morna quase fria, neste meio tempo vá mexendo os pés para uma boa circulação, depois retire os pés de seque-os.




Hidratar
Você pode usar cremes próprios para os pés, ou então se preferir use óleo de amêndoas, uva ou de girassol. Ai embrulhe os pés em papel filme e deixe por alguns minutos (10 minutinhos já está bom). Depois remova o papel filme passe o creme de costume e você já está pronta, com os pés lisos, macios e cheirosos.
Para manter a hidratação é só ir passando o creme todos os dias. Para aumentar o efeito da hidratação e manter os pés macios por mais tempo você pode aplicar o creme e calçar uma meia de algodão e dormir com ela toda noite. Isso ajuda muito a manter a beleza e maciez dos pés, eles ficam incríveis. O ideal é que você faça esses 4 passos uma vez por semana ou ao menos de 15 em 15 dias, seus pés vão agradecer e você vai ficar ainda mais bonita.
Uma dica para um bom creme manipulado, faça formula que contem Fomblím e Uréia isso ajuda no ressecamento e mantem a umidade dos pés.

sexta-feira, janeiro 18, 2013

Receita Calzone



Calzone

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colhe (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó químico
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de soja
2 colheres (sopa) de aguardente
Cerca de 150 ml de leite ou água
1 gema batida para pincelar (use a clara para fechar calzone)

Recheios:

Opção 1:
300g de calabresa defumada moída
150g de mussarela em cubinhos
50g de queijo gorgonzola picado
Orégano a gosto

Opção 2:
1 peito de frango (400g) cozido com sal e desfido
½ xícara (chá) de molho de tomate
½ caixa (200) de Catupiry cortado em fatias finas.


Modo de preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa na ordem indicada e amasse até uma mistura homogênea.
Sove um pouco a massa, cubra e deixe repousar por 10 minutos.

Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter um disco com 0,5 cm de espessura. Passe o disco para uma forma de pizza grande untada. Veja figura 2



Espalhe a calabresa sobre a metade da massa, distribua sobre ela a mussarela e a gorgonzola e polvilhe orégano (se optar pelo recheio de frango, misture a carne com o molho de tomate, espalhe sobre a metade da massa e, por cima, distribua as fatias de Catupiry). Como na figura 3a


Pincele a borda com a clara e feche o calzone como se fosse um grande pastel, unindo as bordas como se fosse um grande pastel. Figura 3b, 3c e 3d.




Pincele a superfície com a gema e asse em forno 250°C até dourar. Veja na figura 3e.


Observação:
O calzone fica melhor quando o recheio não leva muito molho. E fica ótimo quando preparado com vegetais cozidos levemente temperados com sal, óleo e limão. Boa sorte!












Biscoito de Natal



Ingredientes

1 xícara (de chá) de manteiga (210 gramas)
1 lata de leite condensado
4 gemas
2 xícaras (chá) de polvilho doce
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal


Glacê:
1 clara de ovo
Corante de cor a gosto
10 gotas de vinagre branco

Preparo da massa:

Bata a manteiga em creme; acrescente aos poucos o leite condensado e as gemas sem parar de bater.
Retire da batedeira, junte o polvilho e, por último, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal. Amasse bem; abra a massa sobre o mármore ligeiramente enfarinhado e corte os biscoitos com cortadores adequados nos formatos que desejar.
Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180ºC) por 20 a 30 minutos; tire os biscoitos ainda quentes da assadeira e deixe esfriarem sobre papel toalha.


Preparo do Glacê:
bata a clara em neve, adicione o corante da cor que preferir, e pingue umas 10 gotas de vinagre, misture bem.


Glacê
Passe o glacê nos biscoitos com uma faquinha ou pincel de cerdas firmes. 

Poderá fazer pacotes de meia ou uma dúzia para presentear ou vender.
Nesta foto; exemplo de bengalinhas vermelhas com estrelinhas e confeitos prateados e dourados.
A validade dos biscoitos é grande quando guardados em latas fechadas ou bem embrulhados (60 dias)

Dicas:
Se preferir adicione à massa essência de panetone.
Você poderá utilizar cortadores em formato de bengala, árvore, estrela, Papai Noel, etc. Depois de frios, cubra os biscoitos com um glacê (pasta) feita de açúcar de confeiteiro com vinagre ou suco coado de limão. Utilize corante em gel e confeitos de sua preferência.




quarta-feira, janeiro 02, 2013

Tapete Redondo de Crochê passo a passo com VANESSA AZEVEDO


Olá pessoal!

Estou mandando minha parceria com a Eurofios, pois além de fios que são produzidos ecológicamente são fios maravilhosos e acabo também contribuindo nessa causa nobre de ajudar o meio ambiente.

Fiz este tapete com os fios Euro Roma, nas cores: VERDE, CAQUI, e  fio Veneza na cor: VERDE LARO.






Vou tentar passar a receita pra vocês, com algumas fotos explicativas dos pontos e dos aumentos, espero que gostem e entendam, e peço desconto pois é o primeiro passo a passo  que faço, rsrs..

Pontos utilizados:
corrente: corr
ponto baixíssimo: p.bx
ponto alto: p.a






































Algumas fotos fiz passo a passo no próprio tapete, outras fotos com barbante caqui fiz algumas a parte, pois nessas carreiras eram do barbante verde claro que é o mesclado então não daria pra visualizar  os pontos com nitidez, por isso fiz separado, mas isso não altera em nada só prestar atenção na contagem das carreiras.


Outra Opção de cores: